Não consigo dar continuidade às coisas. Desanimo com facilidade.

Por Ana Caetano

Alex Arantes, 37 anos, desenhista e programador

Eu tenho uma grande dificuldade em dar continuidade às coisas. Desanimo com facilidade. Começo lendo um livro e para a meio, começo outro e não termino... Como devo contornar isso?

 

 

Caro Alex,

A sua questão é muito atual: temos tantas solicitações diariamente que se torna difícil e muitas vezes quase impossível dar atenção a tudo. A nossa biologia está desenhada dessa forma: só conseguimos processar uma dose limitada informação de cada vez.

Mas há tanta coisa a que dar atenção: amigos, trabalho, atualização profissional, relacionamentos, família, email, facebook, diversão…como gerir prioridades?

Vou focar-me apenas no exemplo que me deu: terminar um livro. Seja por prazer ou por obrigação, ler um livro implica dedicar tempo e abdicar de fazer outras coisas. Assim, muitas vezes desejamos ler aquele livro mas não temos tempo para o fazer…e o entusiasmo inicial desde o momento da compra vai-se diluindo na correria do dia a dia. Como contornar isso? Antes de comprar um livro, pergunte-se se vai ter tempo para o ler e se está disposto a abdicar de fazer outras coisas para ler aquele livro. E agora o que é mesmo importante é persistir na sua leitura, ou seja, perseguir aquela sensação boa de conquista quando se chega à última página e ficamos transformados com as ideias do autor.

Imagine que o assunto o interessa realmente, acrescenta bem estar e conhecimentos, tem tempo para o ler... o livro mantém-se interessante ao longo da leitura? Tem o direito de não ler o que o aborrece e passar para outro mais interessante.

Hoje em dia desenvolveu-se um conceito: os livros em formato áudio. Nem todos os livros estão disponíveis desta forma, mas com tanta informação a circular pelos media, encontra de certeza algum do seu interesse.

Em síntese:

  1. Defina as suas prioridades: aquilo que tem mesmo de fazer e aquilo que deseja fazer;
  2. Dentro do que deseja fazer, destine tempo na sua semana para essa atividade, organize o seu tempo;
  3. Insista aos primeiros sinais de aborrecimento…insista algumas vezes, porque pode apenas estar cansado naquele dia ou o tema não ser particularmente interessante;
  4. Procure formatos alternativos de acesso ao conhecimento.

A sociedade atual brinda-nos com muita informação, divertimento e obrigações. Seja ler um livro ou mantermos as tarefas no escritório em dia. É fundamental aprendermos a definir prioridades e balancearmos dever e prazer a cada semana…e todos os dias podemos aprender a fazer isto um bocadinho melhor.

Boas leituras!

Ana Caetano | Psicóloga Clínica

www.anacaetanopsicologa.com

Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

EU TENHO UMA GRANDE DIFICULDADE EM DAR CONTINUIDADE AS COISAS DESANIMO COM FACILIDADE DAS COISAS COMEÇO LENDO UM LIVRO E PARA NA METADE E COMEÇO OUTRO E NÃO TERMINO COMO DEVO CONTORNAR ISSO


Etiquetas:
Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre cookies